CONTABILIDADE

Contabilidade – O que é, como funciona?

Muitas definições serão encontradas para contabilidade,

mas de forma a tornar o conceito legível, a contabilidade é um mecanismo de controle das movimentações e variações financeiras, numéricas e patrimoniais da empresa. Cabe à contabilidade realizar o registro de todas as operações que de alguma forma impactam o caixa ou o patrimônio da empresa.

Por exemplo, quando uma empresa fabrica e vende uma mercadoria, a contabilidade registra todos os valores monetários envolvidos nesse processo. Na fabricação, são contabilizados os custos de produção. Já no ato da venda, o valor da venda é contabilizado, assim como o imposto incidente sobre ela.

Em outras palavras a contabilidade é um mecanismo de controle para a empresa.

É possível que, a partir dos registros contábeis, seja emitido um relatório que aponte o resultado operacional dentro de um determinado período, instrumento importante para que os gestores das diversas áreas possam fazer ajustes em suas metas para alinhá-las a uma melhor performance organizacional.

Cabe ao contador conhecer não só as técnicas de contabilidade, mas todas as regras tributárias, fiscais e trabalhistas. Seja para fins de escrituração, seja para fins de planejamento, seja para salvaguardar os interesses e a segurança da empresa, através do cumprimento da legislação e recolhimento correto dos impostos.


O contador é um consultor

Como parece claro, o contador é um consultor e pode prestar uma assessoria de contabilidade, mas para isso, deve-se deixar bem claro esse paradigma. Porque as empresas buscam acima de tudo, orientação e amparo de alguém qualificado para entender e solucionar os diversos problemas relacionados à contabilidade e às atribuições de um contador.

Um contador pode perfeitamente ser contratado para somente a área contábil responsável pelo processamento das movimentações econômicas e financeiras de empresas, possibilitando a geração de informações contábeis e gerenciais, indispensável para gestão de seus negócios.

Já no caso de contratação de uma assessoria contábil, essa por sua vez, oferece serviços de nível altamente técnicos, com o propósito de prestar consultas, conselhos, pareceres, recomendações as quais terão um efeito direto na lucratividade, competitividade e também salvaguardar a saúde financeira e patrimonial da empresa.

Voltando ao assunto contabilidade... Uma ótima relação entre o contador e o cliente pode começar já na abertura da empresa. O contador vai auxiliar na hora da contratação de funcionários, a partir do cálculo da despesa agregada à Folha de Pagamento, na hora de fazer um eventual reenquadramento tributário.

Por isso, é fundamental escolher muito bem a empresa que fará a assessoria contábil ou apenas a contabilidade da empresa. É preciso que ela tenha experiência, boas recomendações e ofereça a melhor combinação de serviços.

A HIPERION convida você ao desenvolvimento.

Bem vindo a HIPERION Assessoria Contábil.
 

Ficou Interessado em algum de nossos serviços ou especializações?

Não perca mais tempo. Clique abaixo e faça um orçamento conosco. Sem compromisso.

Translate »